Tá com pressa? Tire dúvidas no Whatsapp!
FECHAR
Faça login para acessar o clieent.com
Gestão

CRM software: como funciona e quais as vantagens para minha empresa

Artigo publicado em 31/12/19 por: Calila Galvão
Não perca mais tempo Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

O atendimento ao cliente, é sem dúvida alguma, um diferencial para qualquer empresa. Afinal de contas, quem não gosta de ser muito bem tratado, especialmente na hora de fazer uma compra? Todos! Então, oferecer isso e ir além, deixando o cliente encantado é uma das coisas que a sua empresa precisa colocar em prática para ter sucesso.

Agradar o cliente não é uma tarefa complicada, mas encantá-lo vai um pouco mais além. Para isso, você precisa entregar algo que as outras empresas não entregam, fazer algo que as outras empresas não fazem. Nesse caso, ter um CRM software pode ajudá-lo e muito.

Mas o que é CRM? Por que esse software é importante e como ele pode ajudar a minha empresa? Bom, é exatamente sobre isso que falaremos abaixo. Confira!

CRM software: o que é e como funciona?

Primeiro, precisamos entender o que é CRM. CRM, sigla para Customer Relationship Management ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma estratégia que é utilizada pelas empresas para melhorar o relacionamento dela com os consumidores. 

Entre esses consumidores estão os clientes e também os leads, pessoas que fazem parte do público-alvo da empresa e demonstraram interesse em fazer negócios com ela.

E para colocar a estratégia de CRM em ação, normalmente, as empresas utilizam um software, especialmente aquelas que possuem muitos clientes.

Esse software ajuda as equipes a armazenar informações desses clientes e leads. Além de dados como nome, telefone, endereço e e-mail, ele também ajuda a coletar informações de compra. Por exemplo, qual foi a última compra feita na empresa ou o último contato, se o cliente já ligou interessado em algum produto ou serviço, se fez alguma reclamação, entre outros.

Também é um local no qual pode-se armazenar informações do cliente relacionadas à sua rotina, ao seu dia a dia, coisas que ele gosta de fazer, entre outras. Isso vai ajudar a equipe a oferecer o serviço ou produto no momento certo para o cliente ideal. Por sua vez, esse tipo de estratégia aumenta as chances de vendas.

Em resumo, ter um CRM software ajuda a sua equipe a oferecer o melhor atendimento possível para os clientes e leads e assim, melhora o relacionamento com eles.

Quais as vantagens para minha empresa?

Além de melhorar o relacionamento com os clientes, o CRM software consegue oferecer outras vantagens para o seu negócio. 

Confira abaixo quais são elas!

Melhora a segmentação

A segmentação de clientes tem a ver identificar qual cliente está em determinada parte da jornada de compra. E vamos explicar porque saber isso é importante.

Digamos que ele ainda está conhecendo o seu produto ou serviço. Ele ainda está conhecendo a empresa e entendendo de que forma o que você tem a oferecer é importante e útil para ele. Isso significa que ele ainda está na fase da descoberta.

Se a equipe de marketing ou vendas não tiver conhecimento disso, abordar esse lead com o objetivo de vender algo pode espantá-lo para sempre. Ele ainda não está pronto para comprar e só estará quando enxergar a sua empresa como uma oportunidade.

Analisa as demandas do mercado

Por meio do CRM fica mais fácil também identificar o que os seus clientes mais querem com base nos produtos ou serviços que estão sendo vendidos com maior frequência. 

É uma maneira de identificar as mudanças na mente do seu público-alvo e entender a mudança de comportamento. Assim, o responsável pela setor controla o que a empresa vai comprar ou não dos fornecedores passa a ter uma base do que pode comprar mais, do que é para comprar em menor quantidade e do que não é mais para pedir.

Melhora a comunicação interna

Pelo tópico acima podemos ver como o CRM pode melhorar a comunicação interna da empresa. Por exemplo, após analisar como estão as vendas de determinado produto, o setor de logística se comunica com o financeiro e também com o setor de estoque. Assim, é possível adaptar às finanças da empresa às novas demandas dos clientes e desejos dos leads.

Outra comunicação entre departamentos de extrema importância é entre o setor de marketing e o setor de vendas. Quando o setor de marketing termina de trabalhar com um lead e entende que ele está pronto para o setor de vendas, envia o contato.

Mas, pode ser que o setor de vendas não concorde com a essa decisão com base nas informações presentes no CRM e assim, podem conversar e chegar a um denominador comum.

Ter um CRM software ajuda a sua empresa e muito. Além de oferecer resultados de uma maneira geral, ele também aumenta a produtividade da equipe e reduz os erros de uma estratégia de marketing, por exemplo. Como o CRM ajuda na tomada de decisões mais assertivas, sem dúvida alguma esse software pode ajudar a levar a sua empresa a um outro nível.

Não perca mais tempo Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.