O Vendedor Rainmaker do Ricardo Jordão vale a pena?
Tá com pressa? Tire dúvidas no Whatsapp!
FECHAR
Faça login para acessar o clieent.com
Vendas

O Vendedor Rainmaker do Ricardo Jordão vale a pena?

Artigo publicado em 07/02/20 por: Guilherme Aquino
Não perca mais tempo Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você pode ser um profissional de vendas que está buscando se capacitar ou quem sabe um líder do RH que precisa mudar a energia do seu time de vendas, ou ainda um empresário que precisa ver seu time batendo a meta e não sabe mais o que fazer, o objetivo de todos estes casos é superar o mercado, afinal de contas o mercado está difícil né? 

Então a lição número um é que, no vendedor Rainmaker do Ricardo Jordão você vai aprender que o mercado não existe para quem faz acontecer. O “mercado” é apenas uma desculpa que criamos para resultados patéticos

Eu, Guilherme Aquino vou contar aqui pra você um pouquinho de como foi a minha experiência durante o treinamento com mestre Ricardo Jordão durante os cinco dias do Vendedor Rainmaker e ai, você mesmo poderá decidir se vale a pena ou não. Combinado?

Então, para começarmos você precisa entender que o Vendedor Rainmaker tem um formato bem interessante que favorece o networking e interação entre os participantes. São cinco dias das 09 horas da manhã até as 18 horas de muito conteúdo prático. Então vou contar um pouquinho do que pode esperar em cada um dos dias desta experiência com o mestre Ricardo Jordão.

Dia 01, Vendas cura tudo

No primeiro dia, fica claro pra você que realmente vendas cura tudo e que o trabalho de um time de vendas reflete em toda a empresa. Neste primeiro dia, fica claro o porque cada vendedor da empresa precisa ser um Vendedor Rainmaker. É aqui que o Jordão vai tirar você da zona e conforto, vai confrontar seus medos e te mostrar que você precisa de coragem para ser quem você merece ser. 

E não venha esperando um curso com pegada de motivação, o Vendedor Rainmaker é faca na caveira. No primeiro dia de treinamento você vai entender que a missão do vendedor é aumentar constantemente o faturamento da empresa, resolver problemas do cliente e não entregar “soluções”.

No primeiro dia o Recado Jordão vai apresentar uma série de perguntas para que você possa estreitar o relacionamento entre você e seus clientes e potenciais clientes. Diversas perguntas que podem ser realizadas em diversos momentos e etapas do seu funil como por exemplo para quando você fechou uma venda, você pode perguntar ao seu cliente: “Existe alguma coisa sobre o nosso relacionamento que você gostaria de mudar?” Aqui você vai extrair um feedback valioso em relação o seu processo de vendas, o que passou batido, o que deu certo e o que deu errado. Prepare-se que o treinamento está apenas começando.

Dia 02, você não vende solução, você vende problemas

Se você vende uma “Solução” prepare-se, o Jordão vai detonar você, mas não se preocupe, tudo fará muito sentido ao longo do dia. Por muitas vezes fazemos nossa oferta como a solução dos problemas do nosso cliente e em muita vezes nós nem recebemos um feedback dele ao enviar a proposta. Faz sentido pra você essa situação? Nós somos parte da solução então elimine esta palavra do seu vocabulário. 

Ao longo do segundo dia de treinamento você terá contato com a técnica P.A.S.T.O.R. que será responsável por todos os e-mails, ligações de WhatsApp ou qualquer canal de comunicação com o seu cliente, o P.A.S.T.O.R. é uma técnica para engajar o seu cliente com o seu serviço, de modo que ele perceba que realmente há um problema a ser resolvido, que se este problema persistir há uma tendência nada interessante e que, junto com você, este problema será resolvido. 

Dia 03, você não vende solução, você é parte dela

Um vendedor Rainmaker está “sempre fechando” e por isso todo vendedor Rainmaker aprende com o Ricardo Jordão como se faz propostas que fecham. O primeiro ponto que ficará como destaque no dia é a elaboração de uma listagem de todo tipo de trabalho que o seu cliente possui e que o seu serviço tem a capacidade de eliminar. Dessa forma você vai entender quais são os benefícios práticos do dia-a-dia do seu cliente que serão resolvidos.

A partir deste momento você começa a preparar a forma de formatar suas propostas e você vai aprender a sempre realizar uma oferta matadora que é composta por três opções ao cliente. Exatamente você vais sempre oferecer três alternativas ao cliente para que ele possa optar entre uma delas no fechamento de acordo com o trabalho que sua proposta vai eliminar, por isso a listagem anterior, se faz. necessária.

Dia 04, crie a sua base de prospecção

O dia quatro vai se passar em torno da elaboração do seu plano de ação de vendas. Todo bom Vendedor Rainmaker deve preparar uma listagem de potenciais clientes, ou seja, de leads para que possa então iniciar o seu trabalho.  

Uma sacada muito interessante é que “se você costuma dar desconto, quer dizer que seu funil de vendas está vazio”, afinal de contas, se você estiver com demanda maior que sua capacidade de atendimento (um funil muito cheio) por qual outro motivo entregaria algum desconto?

Estou dizendo isso porque todo o trabalho deste dia se passará para entender o ponto inicial para um funil bastante cheio que sempre tem fechamento, que é a preparação de uma boa lista de prospecção de novos clientes.

Ao final deste dia você estará com a missão de elaborar uma lista com três grupos de clientes:

Dia 05: Cupidos e um Funil de Vendas do Vendedor RainMaker

No último dia do Vendedor Rainmaker você vai receber um “toró de ideias” relacionadas ao seu funil de vendas. Você vai entender como criar o seu Funil de Vendas, quais etapas irão compor ele e o porque de cada uma das etapas, tudo isso você vai fazer através de um template do funil de vendas, ou seja, um dos materiais deste dia é um guia para organizar o seu processo de vendas pensando em cada um dos CUPIDOS.

Ah já estavam me esquecendo, mas sim, você também vai entender o que é, ou quem são os CUPIDOS do seu processo de vendas e como vai ser a abordagem sua de agora em diante em relação a todas as pessoas envolvidas, a final de contas você estará perto de ser um vendedor rainmaker. 

Neste último dia de treinamento você vai também conhecer uma série de ferramentas uteis para realizar prospecção, de potenciais clientes qualificados para o seu negócio e claro, você verá muitas ferramenta para gestão de vendas que são os software CRM como o clieent.com. O melhor de tudo é que todo esse material, com estas listas serão enviadas para você posteriormente ao final do dia.   

BÔNUS: Minhas dicas gerais

O Ricardo Jordão é um cara muito acessível, humilde e sincero (sim ele não tem filtro nas palavras), se você não se sinta a vontade com uma personalidade autêntica como a dele, não faça o curso. Se você está em busca de se transformar e aprender muito e fazer chover clientes, faça o curso. 

O modelo do cronograma, a divisão entre os cinco dias e os eventos extra-curriculares são incríveis para o seu networking, portanto sugiro que escolha uma hospedagem o mais perto do evento e busque se conectar com seus colegas que estejam próximos. 

Explore a região onde o evento acontece, ela é muito bem localizada e com ótimas opções para alimentação, aproveite seu curso, aprenda a vender e curta essa cidade incrível que é São Paulo.

Busque conhecer verdadeiramente o maior número de colegas do curso, apesar do Vendedor Rainmaker ser bastante exclusivo para um número reduzido de pessoas (cerca de 120), você terá dificuldade para conhecer todos. Exercite-se.

Não perca mais tempo Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.