Tá com pressa? Tire dúvidas no Whatsapp!
FECHAR
Faça login para acessar o clieent.com
Gestão

Quanto custa ter CRM? Vale a pena?

Artigo publicado em 31/12/19 por: Calila Galvão
Não perca mais tempo Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Ter um CRM na empresa vale a pena? Quanto custa ter um CRM? Diversos gestores e donos de empresas já se fizeram essa pergunta e, possivelmente, você também. E, para saber a resposta, a primeira coisa a se fazer é conhecer a fundo sobre o que é o CRM, como ele funciona e quais os benefícios que essa estratégia pode oferecer para sua empresa.

Mas já vamos adiantando que, uma das vantagens do CRM é ajudar na tomada de decisões por meio de dados concretos. Dessa forma, fica muito mais fácil ser assertivo e o melhor de tudo, reduzir os gargalos financeiros com estratégias que não funcionam.

Confira abaixo um pouco mais sobre o CRM e todas as vantagens que ele pode oferecer para sua empresa!

O que faz o CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma estratégia usada por muitas empresas e que põe o cliente como o centro de tudo. E, para colocar essa estratégia em prática, softwares são utilizados para facilitar a vida da equipe. 

A principal função de um software de CRM é armazenar informações tanto dos clientes atuais quanto dos clientes em potencial, também chamados de leads. E não estamos falando apenas de dados como nome, e-mail, endereço e outros do tipo. 

Trata-se também de informações de compra, ou seja, o que aquele cliente já comprou na sua empresa, se não comprou, em qual produto mostrou maior interesse, quantas vezes a equipe de vendas entrou em contato e assim por diante. 

5 motivos para usar o CRM

Pronto, você já entendeu o que é e como funciona o CRM, mas como isso pode ajudar a sua empresa? Quais benefícios essa estratégia e o software podem oferecer? Confira abaixo as respostas para essas perguntas.

1. Melhora o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma das coisas mais importantes de qualquer empresa. Você certamente já deve ter ido a um restaurante em que a comida é maravilhosa, mas demorou para chegar, os garçons era pouco agradáveis e até para fazer o pagamento teve que esperar mais outra eternidade. Certamente não voltou lá, apesar de amar a comida. Isso porque, sem um bom atendimento é impossível agradar o cliente.

E, ao ter uma ferramenta de CRM fica mais fácil melhorar o atendimento. Por exemplo, com as informações registradas no software você não corre o risco de entrar em contato com o cliente para falar uma coisa que já foi dita por outro membro da equipe. Assim, fica mais fácil melhorar a visão que o cliente tem da sua empresa.

2. Aumenta as vendas

Sem dúvida alguma, o CRM permite que a sua equipe seja mais assertiva na hora de oferecer um produto ou serviço para um cliente ou lead. Isso porque ela já sabe do que o cliente precisa por conta das informações presentes no software. Fica mais fácil escolher o momento certo para abordar o cliente. 

3. Melhora as relações internas

Não é segredo para ninguém que as equipes de marketing e vendas costumam se “estranhar”. Isso porque o marketing pode, por um erro, passar para a equipe de vendas um lead que ainda não está preparado para comprar e assim, a empresa acaba perdendo a venda. Como, muitas vezes, a equipe de vendas precisa bater uma meta, perder um cliente pode causar uma grande confusão.

Com um CRM, as equipes podem trabalhar com mais informações, pois todas possuem acesso à ferramenta. Por exemplo, caso a equipe de marketing queira passar um lead antes do tempo, a equipe de vendas pode questionar antes de entrar em contato com ele. Dessa forma, evita-se maiores problemas no futuro.

4. De fácil adaptação

Uma das grandes vantagens de trabalhar com o CRM é que ele consegue se adaptar facilmente a qualquer tipo de empresa. Não importa qual o seu nicho de atuação ou o que você vende ou até mesmo o tamanho da sua empresa. 

Isso acontece porque não importa qual seja o seu negócio, você possui clientes e o CRM é focado nisso, na experiência do cliente.

5. Ajuda no pós-venda

Infelizmente, muitas empresas ainda estão com dificuldades no pós-venda. Não dar a devida importância ao seu cliente depois que ele já fez a compra é um grande erro. É o mesmo que dizer a ele que “agora que já temos o seu dinheiro, não precisamos mais de você”.

O CRM ajuda a fazer o pós-venda com maestria, isso porque há informações valiosas sobre a compra dos clientes. Por exemplo, aquele que compra muitos produtos na sua empresa, precisa de um pós-venda diferente para cada um deles. E a equipe de vendas precisa estar preparada para ouvir o consumidor.

Viu como usar um CRM vale a pena? O mais importante é buscar por uma empresa que possa ajudá-lo em todas as situações. Caso procure por um software de CRM tenha a certeza de que a empresa fornecedora possa dar o suporte necessário, principalmente, nos primeiros dias de uso até que a equipe possa se adaptar.

Quer saber mais sobre como o CRM pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco e tire todas as dúvidas!



Não perca mais tempo Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.