Softwares CRM: o que são e para que servem
Tá com pressa? Tire dúvidas no Whatsapp!
FECHAR
Faça login para acessar o clieent.com
Gestão

Softwares CRM: o que são e para que servem

Artigo publicado em 04/11/19 por: Calila Galvão
Não perca mais tempo Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Antes de saber o que é um software CRM, você precisa entender o que é um CRM. Bom, CRM ou Customer Relationship Management (ou em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um tipo de abordagem na qual o cliente é o centro de tudo e todos os setores trabalham em função dele.

Assim, usar uma estratégia de CRM é ter foco no relacionamento da empresa com o cliente e, para isso, é preciso conhecê-lo. Consequentemente, para conhecê-lo é necessário ter informação sobre ele e é aqui que entra o software de CRM.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e também compreender porque a sua empresa precisa de um software assim, continue com a leitura!

O que é um software CRM?

Aqui estamos falando de um programa de computador que ajuda a sua empresa a ter foco total no cliente e colocar os conceitos de CRM em prática.

O software cumpre diversas funções com o objetivo de ajudar toda a equipe a oferecer o melhor para o cliente. Uma delas é armazenar os dados dos clientes atuais e também daqueles que podem se tornar um dia. Não estamos falando apenas de uma lista de contatos com nome, telefone, e-mail, mas sim uma lista com todas as ações do cliente em relação à empresa.

Por exemplo, ele já fez alguma compra? Já entrou em contato para saber sobre algum produto ou serviço? Quando isso aconteceu e como foi a ligação? Ele chegou a entrar no site e quase efetuou uma compra? Todas essas informações são relevantes para o relacionamento entre empresa e cliente e evita que a equipe entre em contato para oferecer algo que ele ainda não está disposto a investir.

Bom, agora que você já tem uma ideia do que é um software CRM e como ele funciona, vamos entender um pouco mais sobre porque ter um na sua empresa.

Para que servem os Softwares CRM?

Por quais motivos você deveria instalar um software CRM na sua empresa? Veja abaixo alguns que são muito bons e o farão pensar de uma forma diferente sobre o assunto.

Otimiza as tarefas

Já pensou se cada informação do cliente tivesse que ser anotada à mão? Ou então, que cada equipe tivesse o próprio software para inserir as informações do cliente. Como um outro setor teria essas informações? Como o setor de marketing passaria essas informações para o setor de vendas? Ela poderia passar por meio de um pendrive, mas ainda assim, o cruzamento dessas informações seria cansativo, obsoleto e sujeito a falhas.

Encontra mais leads

Os leads são aqueles clientes em potencial, são aquelas pessoas que ainda não fizeram negócios com a sua empresa, mas que pensam em fazer e por meio do CRM é possível saber quais são elas.

São pessoas que, por exemplo, baixaram um e-book, entraram em contato por meio de algum canal de comunicação offline ou online para perguntar sobre o seu produto ou serviço e assim por diante. Como no software CRM é possível encontrar essas informações, fica mais fácil de identificar quem são esses clientes em potencial e investir um pouco mais neles.

Aumenta as vendas

Essa é uma consequência, por exemplo, de conseguir identificar um maior número de leads. Se você já sabe quais são as pessoas que possuem maior probabilidade de fazer negócios com a sua empresa e investe nisso, é bem provável que mais pessoas acabem se tornando clientes e, consequentemente, gerando um maior número de vendas e aumentando os lucros.

Identifica a etapa no funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta ou até mesmo um conceito utilizado na estratégia de vendas de uma empresa. E, com as informações que são oferecidas pelo CRM, é possível identificar em qual etapa desse funil o cliente ou lead está.

Por exemplo, ele já pode estar preparado para receber uma ligação da equipe de vendas e você não pode perder essa oportunidade. Talvez, ainda não seja o momento e a equipe de marketing precise trabalhar um pouco mais com essa pessoa. Essa decisão é muito mais fácil de ser tomada quando há informações, estas que são oferecidas pelo CRM.

Integra os times de marketing e vendas

Quantos erros já aconteceram simplesmente por uma falha de comunicação entre a equipe de vendas e marketing? O pessoal de marketing passa um cliente que ainda não estava pronto para a equipe de vendas. Isso pode “afugentar” o cliente que pode voltar para o topo do funil de vendas ou então ir para a concorrência, o que é ainda pior. Quanto melhor for essa comunicação, melhor para todos e isso pode ser visto quando a empresa possui um bom software CRM.

Viu como um software CRM pode ser extremamente útil para sua empresa? Com essa ferramenta toda a empresa será capaz de melhorar o relacionamento com os clientes e, oferecer assim, o melhor atendimento e serviço.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter e receba boa informação que vai ajudar a sua empresa!

Não perca mais tempo Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.