Funil de vendas utilizando automação e-mails e CRM.

Veja nesta apresentação em 18 minutos como o clieent® CRM pode ajudar a sua empresa a gerar mais resultado com funil de vendas com automação de e-mail e whatsapp.

ROLE A TELA PARA ACESSAR

UM CONTEÚDO MAIS PROFUNDO

A SUA AULA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Funil de vendas utilizando automação e-mails e CRM.

Existem algumas coisas que são de extrema importância para qualquer negócio. Algumas estratégias que vão ajudar o seu empreendimento a tomar uma outra proporção. Vamos falar aqui das principais que são:

  • CRM;
  • Funil de Vendas;
  • Automação de E-mail;
  • Automação de WhatsApp.

Só lembrando que esses não são assuntos apenas para empresas de médio e grande porte. A Automação de WhatsApp, por exemplo, é bastante útil para qualquer empreendimento, mesmo um MEI tem, provavelmente, a necessidade dela.

Eu sou Guilherme Aquino, diretor e fundador do Clieent CRM e vou te explicar agora qual é a melhor estratégia para unir o funil de vendas com as automações de e-mail e de WhatsApp de forma que você, de fato, tenha ótimos resultados e alcance suas metas!

 

 

Afinal de contas, o que é um Funil de Vendas?

O Funil de Vendas é uma forma didática de ver e analisar o seu cliente passando de etapa em etapa, desde o momento em que conhece sua empresa, até o momento da compra e também do pós-venda.

Normalmente, esse funil é dividido em fases que explico abaixo.

 

 

Atrair

É o momento em que um consumidor tem o primeiro contato com o seu negócio. É o que podemos chamar de namoro. É nesta fase que o consumidor vai conhecer você, o seu empreendimento, saber o que vende, entre outros aspectos.

Conversão

Funciona como um tipo de noivado. O consumidor gostou da sua empresa e está pensando seriamente em fazer negócios com ela. Mas ainda falta algo para passar para o próximo passo.

Relacionar

É uma fase que funciona meio que como um acordo entre as partes. É justamente nesse momento de noivado que as pessoas decidem se, realmente, querem se casar e vão levar os planos adiante. O consumidor (que agora já é chamado de lead) está bem perto de se tornar um cliente.

Vender

E é nesta quarta fase do funil — que podemos chamar de casamento — que todos os seus esforços como empresa serão recompensados. Isso porque o consumidor finalmente decidiu pelo seu negócio para adquirir um produto ou serviço. 




Como a automação entra nesse assunto?

Pensando em cada etapa do Funil de Vendas, é possível compreender que o consumidor está em momentos diferentes e, por isso, precisa de abordagens personalizadas para cada uma delas.

Esses são os chamados Pontos de Contato, ou seja, como você fará essa abordagem com esse consumidor que acabou de entrar no funil. E esse contato precisa ter uma estratégia muito bem pensada, afinal de contas, há um contexto a ser considerado.

Por exemplo, uma pessoa que está no topo do funil, na fase de atração, dificilmente vai comprar algo ao conhecer sua empresa pela primeira vez. Então, enviar e-mails com produtos para que ela compre, só vai gerar aborrecimentos.

Por isso, é preciso criar conteúdos para cada etapa do funil. O grande problema que as empresas podem enfrentar é como enviar esses conteúdos para cada pessoa em cada etapa e isso costuma dar muito trabalho e tomar bastante tempo se feito de forma manual.

E é justamente nesse ponto que entra a automação. Com esse recurso você conhece direcionar, automaticamente, o conteúdo correto para a pessoa certa no momento oportuno sem precisar usar o tempo de vários membros na sua equipe nessa única tarefa.

E isso gera uma cadência, algo de grande importância para o sucesso dessa estratégia. Usar os pontos de contato com os consumidores dentro de uma certa regularidade de tempo é fundamental.

Como o clieent® CRM pode ajudar?

Vou deixar aqui um exemplo bem simples e prático para você entender como usar o Funil de Vendas com automação na prática e de que forma podemos te ajudar.

Nós do Clieent CRM criamos páginas de capturas. E o que é isso? São páginas nas quais o consumidor vai encontrar algum material que o ajude a resolver problemas do dia a dia. Então, ele pode baixar um ebook, uma planilha, assistir a um vídeo e assim por diante.

Inclusive, se você quiser uma página de captura para sua empresa, pode acessar o meu site e contratar esse serviço.

Numa página de captura como essa, o usuário (que já conhece o seu negócio e está interessado em saber mais) vai deixar os seguintes dados para conseguir o material oferecido ou entrar em contato com sua equipe:

  • nome;
  • e-mail;
  • whatsapp;
  • pergunta de qualificação (deve ter a ver com o objetivo da página e do seu negócio). Você pode perguntar, por exemplo, qual a função dela, por exemplo, CEO, gerente e assim por diante;
  • perfil do Instagram ou outra rede social que achar mais pertinente.

Ao final, deve ter um botão clicável. No caso da minha página de captura, tem o botão “iniciar atendimento” logo após o usuário preencher todos os dados. Ao clicar lá, ele vai para uma outra fase do funil e se torna um lead.

Ele não necessariamente vai se tornar um cliente nesse momento, pois ele pode fechar negócio ou não. Mas o consumidor entrou numa etapa do funil que ele vai começar a receber conteúdos meus que vão ajudá-lo.

Usando o Clieent CRM, o primeiro e-mail a ser disparado nesse caso é dando as boas-vindas e isso acontece automaticamente. Também posso configurar dentro do Clieent essa mensagem pelo WhatsApp.

É possível também criar uma cadência, ou seja, deixar programados de quanto em quanto tempo determinada mensagem será enviada para esse novo lead e qual será o conteúdo a ser enviado.

No vídeo, configuro a ferramenta passo a passo (momento do vídeo: 13 minutos e 25 segundos) e mostro como fazer isso lá é simples.w

 

E o que colocar nessas mensagens automatizadas?

Lembra que falei no início sobre ter um contexto? Pois é, é aqui que ele entra.

Se eu tenho agora um lead que precisa de uma página de captura e eu tenho poucas informações dele, é o momento de buscar mais.

Por exemplo, perguntar para que ele precisa de uma página de captura, ou seja, qual o objetivo dela? Vender algo? Oferecer material rico? A partir da resposta desse lead, ele já pode ser encaminhado para uma outra etapa do funil dentro do Clieent CRM ou outra ferramenta que você use.

E o mais importante: dessa forma é possível oferecer atendimento humanizado. Nas mensagens enviadas — pelo e-mail e WhtasApp, por exemplo — vai o seu nome ou o nome de alguém da sua equipe. Será uma pessoa falando com outra pessoa e não um robô falando com um potencial cliente.

E aí? Pronto para começar sua estratégia e conquistar mais clientes de verdade?

Então, clique no botão abaixo e agende uma demonstração do Clieent CRM e veja o seu negócio crescer como você sempre quis!

Agendar Sessão Estratégica

Preencha os dados abaixo para iniciar uma conversa pelo whatsapp de um especialista clieent® CRM para agendar sua sessão estratégica.

AO CLICAR NO BOTÃO “AGENDAR DEMONSTRAÇÃO” Você autoriza expressamente que a empresa clieent® CRM e terceiros em seu nome entre em contato com você por e-mail, telefone ou whatsapp com finalidade de propagando, marketing e atendimento comercial.

Agendar Demonstração

Preencha os dados abaixo para iniciar uma conversa pelo whatsapp de um especialista clieent® CRM para agendar sua demonstração.

AO CLICAR NO BOTÃO “AGENDAR DEMONSTRAÇÃO” Você autoriza expressamente que a empresa clieent® CRM e terceiros em seu nome entre em contato com você por e-mail, telefone ou whatsapp com finalidade de propagando, marketing e atendimento comercial.